• banner app.jpg
  • seproduff.jpg
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Imprimir E-mail
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal Fluminense foi criado em 1995. Atualmente com conceito 4 na CAPES, ele conta com cursos de mestrado e de doutorado. É um dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica no país com maior média de produção de científica por docente. Maiores detalhes sobre a estrutura acadêmica podem ser obtidos no Regimento do Programa.

 

O processo de evolução da economia brasileira, caracterizado pela abertura de seu mercado interno para produtos e serviços oriundos de outros países, requer um forte investimento interno dirigido para o seu desenvolvimento tecnológico e para a capacitação de pessoal, com o objetivo de permitir que a indústria nacional possa fazer frente ao desafio da competição pelo mercado globalizado de bens e serviços. Com base nesse processo, ao longo dos anos, o governo brasileiro estabeleceu diversos programas estratégicos de desenvolvimento tecnológico, direcionados para objetivos a longo prazo, os quais vêm sendo atingidos por diversas instituições públicas e privadas. Entre os setores estratégicos, podem ser mencionados os programas de engenharia naval e oceânica, aero-espacial, nuclear, de petróleo, siderúrgico, de energia e de meio-ambiente. A necessidade de formação de pessoal para a execução destes objetivos vem sendo discutida pela sociedade de um modo geral, gerando críticas às universidades brasileiras, principalmente às universidades públicas, por não atenderem a demanda de profissionais aptos a desempenhar seus papéis de prestadores de serviços de alta qualidade, exigidos pelo atual mercado de trabalho. Diante deste quadro de abertura de mercado e com base na definição de setores estratégicos, a Engenharia Mecânica é, sem dúvida, uma das grandes áreas do conhecimento com maior participação nas inovações tecnológicas, dentre todas as demais Engenharias e aquela que requer um maior contingente de pessoal altamente qualificado.

 

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica é dirigido principalmente para as necessidade estratégicas da União e do Estado do Rio de Janeiro. O PGMEC fornece uma sólida formação teórica em Mecânica visando reciclar profissionais da área de Engenharia, preparar docentes para o ensino superior e, principalmente, formar profissionais capazes de abordar problemas práticos de interesse do Estado do Rio de Janeiro e do país. Objetiva, ainda, o desenvolvimento de projetos de pesquisa e a execução de serviços associados às áreas de atuação de seu corpo docente, vinculado aos programas estratégicos de desenvolvimento do país. Em resumo, o Programa de Engenharia Mecânica possui vocação e ambiciona colocar-se entre os melhores do Brasil.

 

Visite a página