Escolha uma Página

NOVIDADES E²

Fique por dentro das notícias

da Escola de Engenharia da UFF

O conteúdo desta página é revisado e adaptado pela Doutora em Semiótica, Cinthia Paes.

Escolas na Escola

04/08/2023

Integração entre a universidade e o ecossistema dos ensinos fundamental e médio foi a pauta da reunião da Direção da Escola de Engenharia com Tarcísio de Souza Xavier (coordenador) e Marx Dias (assistente pedagógico), do Projeto “Espaço Nova Geração”, da Prefeitura de Niterói – parte do Projeto “Pacto de Niterói contra a violência” – para apresentar o nosso Projeto “Escolas na Escola”. O encontro aconteceu no dia 4 de agosto, na Escola de Engenharia.

O objetivo principal dessa integração é incentivar, através de uma aproximação entre a universidade e as escolas, os estudantes a se interessarem por Engenharia e Design, para que, no futuro, escolham a nossa Escola de Engenharia como instituição de formação acadêmica e profissional.

Durante a conversa, o Diretor, prof. José Rodrigues ressaltou a importância do empoderamento feminino na iniciativa e, ainda, da promoção da ciência e da tecnologia nas escolas de Niterói e de todo Brasil.

Inovação, descarbonização, inclusão social e crescimento sustentável

04/08/2023

No dia 4 de agosto, a Direção da Escola de Engenharia participou da reunião do Comitê de Líderes da Mobilização Empresarial de Inovação (MEI), em São Paulo, a convite da Gestora da MEI, Gianna Sagazio.

O evento contou com a presença de grandes personalidades da política e da indústria, como a Ministra da Ciência e Tecnologia Luciana Santos, o Presidente do BNDES Aloísio Mercadante; o Presidente da CNI Robson Braga de Andrade; o Presidente da EMBRAPII Francisco Saboya; Sérgio Pinheiro Firpo, do Ministério do Planejamento; Pedro Wongtschowski, coordenador da MEI; Carlos Gilberto Carlotti Júnior, Reitor da USP; do professor Carlos Lopes, da Mandela School of Public Governance da University of Cape Town e membro do Comitê Consultivo Internacional da MEI.

A pauta do debate teve como foco avaliar estratégias voltadas à inovação, descarbonização, inclusão social e crescimento sustentável, como parte do Plano de Retomada da Indústria, lançado pela CNI.

Essa proposta contribui para melhorias no ambiente de negócios, implicando, diretamente, a “modernização dos processos produtivos, a redução dos custos de produção e a inserção das empresas brasileiras no mercado global”.

Mais investimento em ciência, tecnologia e inovação

14/08/2023

No dia 14 de agosto, a Direção da Escola de Engenharia, a convite do Excelentíssimo Reitor Professor Antonio Claudio, participou da cerimônia para a assinatura do protocolo de intenções entre o município, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e a Universidade Federal Fluminense, para fomentar o ecossistema de inovação em Niterói, um grande marco para a história de nossa instituição e, também, da Escola de Engenharia.

O investimento em ciência, tecnologia e inovação é mais uma conquista para o município de Niterói e para os projetos e produções científicas que desenvolvemos em nossa unidade acadêmica, o que nos permitirá continuar contribuindo para a geração de renda, de empregos, criação de soluções inovadoras, sustentáveis e inclusivas e, consequentemente, para o fortalecimento da economia do Rio de Janeiro e do Brasil.

 

A cerimônia contou com a participação do Excelentíssimo Reitor Professor Antonio Claudio, do Excelentíssimo Prefeito Axel Schmidt Grael, do Vice-Prefeito Paulo Bagueira, do Secretário Executivo Rodrigo Neves, da Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação Valéria Braga, da Ministra de Ciência e Tecnologia Luciana Santos e do Diretor da Escola de Engenharia Prof. José Rodrigues.

Após a cerimônia, o Diretor da Escola de Engenharia, professor José Rodrigues de Farias Filho, se reuniu com a Ministra da Ciência e Tecnologia Luciana Santos, com o Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), Professor Jefferson Manhães, com o Vereador Leonardo Giordano e com a Deputada Federal Jandira Feghali, para apresentar projetos e discutir ações e contribuições da Escola de Engenharia no município de Niterói.

Sustentabilidade em Gestão de Projetos

15/08/2023

Publicada pelo Grupo Almedina, a obra Sustentabilidade em Gestão de Projetos, de Roberto Farias de Toledo e José Rodrigues de Farias Filho, tem o objetivo de orientar a atuação de gestores de projetos, à luz de práticas sustentáveis, economicamente viáveis, inovadoras e que visem ao desenvolvimento de grandes e pequenas empresas.

Na obra, os autores destacam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que auxiliam na condução de projetos que tenham como pré-requisito o desenvolvimento sustentável e o uso contínuo de recursos renováveis, com foco na definição, na condução, no monitoramento e no fechamento de projetos, associados e de forma complementar aos conhecimentos advindos da economia circular.

O lançamento aconteceu no último dia 15 de agosto, na Livraria da Travessa, em Icaraí.

O livro encontra-se disponível clicando aqui

Transição energética em foco

13/07/2023

Como uma das componentes do INERGE – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Energia Elétrica, a Escola de Engenharia da UFF participou, no dia 16 de agosto, ao lado de outras cinco instituições de prestígio (UFJF, UNIFEI, UFRJ, UFSJ e UFABC), da mesa de abertura do V Workshop INERGE. O evento foi sediado na COPPE/UFRJ e promoveu discussões sobre transição energética.

O objetivo desse evento foi proporcionar o trabalho em rede, realizado entre as seis Universidades (UFJF, UFRJ, UFSJ, UFF, UFABC e UNIFEI), de modo a demonstrar, através de palestras, discussões e apresentações, como o desenvolvimento da indústria em energias renováveis tem impulsionado a criação de empregos, estimulando a inovação tecnológica e fortalecido a competitividade.

Equipes de Competição da Escola de Engenharia participam de desafios nacionais.

13/07/2023

Quatro das equipes de competição da Escola de Engenharia participaram de desafios nacionais e estaduais durante os meses de julho e agosto, conquistando boas colocações e destaque nas provas realizadas.

Imagem retocada por IA

Faraday ( à esquerda) e Buffalo (à direita) : Entre os dias 2 e 6 de agosto, a Faraday participou da 19ª Competição Fórmula SAE BRASIL, que aconteceu no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba, e conquistou o 5° lugar geral, 3° lugar na prova de custos e manufatura e 1° lugar na prova de apresentação de plano de negócios, na categoria elétrico. E, ainda, pela primeira vez na história da equipe, conquistaram o primeiro selo de inspeção mecânica.
A equipe Buffalo também participou da competição, passando por todas as inspeções, após cinco anos, e, ainda, disputou as provas dinâmicas.

Imagem retocada por IA

Imagem retocada por IA

A Equipe Arariboia (à esquerda) participou da 16ª edição do Desafio Solar Brasil Enel, uma emocionante competição de barcos movidos a energia solar, que ocorreu de 31 de julho a 6 de agosto, na Praia de Icaraí, Niterói. A equipe completou todas as provas da competição, alcançando o 3° lugar no DSB, além de receber os prêmios de melhor banner e melhor vídeo.A equipe Buffalo também participou da competição, passando por todas as inspeções, após cinco anos, e, ainda, disputou as provas dinâmicas.

Imagem retocada por IA

A Equipe Tuffao (logo acima à direita) participou da 10ª edição do Baja Rio, no dia 5 de agosto, em Maricá, RJ, e se destacou na competição, alcançando o 4° lugar geral; o 3° lugar na prova de enduro, com 36 voltas, apenas 3 atrás do 1° colocado. Além disso, também obteve a maior nota do departamento entre todas as equipes, na apresentação do departamento de Suspensão e Direção.

Construção coletiva

13/07/2023

Anualmente, acontece, na Escola de Engenharia, a Semana de Engenharia e Design, um evento pautado na interdisciplinaridade, que promove o contato dos estudantes com as mais recentes práticas de grandes empresas e incentiva a troca de experiências e conhecimentos e networking.

Para esta próxima edição da Semende, a turma de Comunicação Visual, disciplina ministrada pela professora Gisela Monteiro, do curso de Desenho Industrial, desenvolveu conceitos sobre o tema do evento.

Na última quinta-feira, foi o dia da entrega final das propostas, que serão selecionadas pela equipe organizadora. Na próxima etapa, alguns estudantes serão selecionados para colocar em prática o conceito escolhido.

Na ocasião, o Diretor da Escola, prof. José Rodrigues de Farias Filho, parabenizou os estudantes ao lado da professora Gisela Monteiro, a professora Renata Vilanova e do monitor da disciplina, Matheus Paiva de Oliveira.

Engajamento e empoderamento social

13/07/2023

Em mais um encontro produtivo entre a Direção da Escola e o Vereador Leonardo Giordano, ao lado da professora Renata Villanova, do Departamento de Design e Tecnologia, e de representantes do Gabinete, Felipe Xavier, Ramon Almeida e Bruno Mendonça, foram discutidas ações que proponham o diálogo entre os interesses do curso de Desenho Industrial e do Departamento de Design e Tecnologia e o mandato do vereador, alinhando iniciativas culturais e incentivando o engajamento e o empoderamento social das comunidades de Niterói.

Essa é mais uma das estratégias para inserir a Escola de Engenharia nas dinâmicas sociais do município, conferindo mais destaque à unidade acadêmica e, também, ajudando a propor soluções mais inovadoras para a nossa sociedade.

 

Engenharia no mundo do samba

12/07/2023

Através do professor Juan Pardal, do Departamento de Engenharia Mecânica, a Direção da Escola de Engenharia foi apresentada ao Vice-Presidente da Escola de Samba Em Cima da Hora, Maurício Antunes, que propôs a integração entre a unidade acadêmica e o mundo do samba.

A ideia inicial é levar inovação para os barracões, aprimorar a segurança operacional de todo o sistema, inclusive dos carros alegóricos, e tornar a escola de samba mais eficiente, em termos de custos, sustentabilidade, reutilização de materiais, diminuição do consumo de água, uso de energias renováveis, transformação digital e inclusão social, sem interferir no processo criativo das alegorias.

Esse encontro insere nossos engenheiros e designers na cultura de nosso país e em toda a cadeia de suprimentos do Carnaval, ligando-os diretamente à economia criativa. Além disso, trata-se de mais uma oportunidade de a Escola de Engenharia se aproximar da sociedade, propondo soluções seguras, inovadoras, sustentáveis e inclusivas, visando a atender da melhor maneira os anseios da nossa população. Em breve, teremos os desdobramentos desse encontro, sinalizando novas perspectivas para a nossa Escola!

 

 

 

Nos bastidores do ensino

12/07/2023

Dando continuidade às visitas aos Programas de Pós-Graduação da Escola de Engenharia, a Direção da Escola de Engenharia visitou a Coordenação do Programa de Mestrado Profissional em Montagem Industrial, ao lado do Coordenador, professor Roger Matsumoto Moreira e das secretárias Vivian Bezerra e Simone Froes. Durante a reunião, foram discutidas as atividades em campo, os currículos, planejamento estratégico e os próximos desafios do programa.

Recentemente, a APCN (Avaliação de Propostas de Novos Cursos) foi aprovada pela Capes. Com isso, a Pós-Graduação passará a oferecer não somente mestrado profissional, mas também doutorado profissional em Montagem Industrial.

Executando um trabalho de excelência, a equipe se preocupa com a formação dos pesquisadores da área e com o caráter profissional dessa formação, sem deixar de lado os indicadores da Capes e as métricas de proficiência acadêmica e científica associadas ao mestrado e doutorado.

Hoje, a Pós-Graduação possui um corpo docente muito qualificado, com alta capacidade de captura de investimentos, alcançando em torno de 40 milhões de projetos P&D, segundo dados fornecidos pelo coordenador.

Prototipação e fabricação rápida na UFF

07/07/2023

Apostando na inovação e no empreendedorismo, a Escola de Engenharia inaugurou, na última sexta-feira, dia 7 de julho, o Laboratório Interdisciplinar de Prototipação e Fabricação Rápida da UFF (LIPFaR/UFF), um espaço de tecnologia avançada à disposição de toda a comunidade, cujo objetivo é proporcionar a materialização de seus projetos e encontrar novas soluções para projetos criativos e inovadores.

O laboratório de prototipagem e fabricação digital é uma iniciativa da atual gestão da Escola de Engenharia, com o objetivo de fornecer acesso a equipamentos de prototipagem rápida e/ou digital a todos os interessados, sejam estudantes, professores, pesquisadores, empreendedores, inventores e comunidade em geral.

Após uma série de visitas à Superintendência de Arquitetura, Engenharia e Patrimônio (SAEP), para avaliar a instalação de contêiners no campus Praia Vermelha, os módulos foram instalados no campus da Praia Vermelha no início deste ano, para abrigar o LIPFaR/UFF, sob a supervisão dos professores Mara Telles Salles (TEP), James Hall (TER) e Carlos Henriques de Oliveira (TEP).

 Como membro da organização, o professor James Hall (TER/UFF) acompanhou de perto esse processo: “Quando foi confirmado o local da instalação, começaram a ser realizados estudos de infraestrutura de água, esgoto e energia elétrica. Fizemos as primeiras indicações de necessidades de uso e a instalação veio em módulos e, aos poucos, foram montados aqui no campus da Praia Vermelha.”

 Os módulos são dotados de instalação elétrica, exaustão ambiental, exaustão local para equipamentos, instalação hidráulica, instalação de esgoto, instalação de ar-condicionado.

Após uma série de visitas à Superintendência de Arquitetura, Engenharia e Patrimônio (SAEP), para avaliar a instalação de contêiners no campus Praia Vermelha, os módulos foram instalados no campus da Praia Vermelha no início deste ano, para abrigar o LIPFaR/UFF, sob a supervisão dos professores Mara Telles Salles (TEP), James Hall (TER) e Carlos Henriques de Oliveira (TEP).

Sobre a logística, o professor Hall comenta: “Tivemos que fazer logística para receber dois caminhões com instalações elétricas para a montagem no estacionamento da Praia Vermelha. A partir daí, os seis módulos de 6m de comprimento por 2,5m de largura foram montados e colocados sobre o caminhão munk. Tivemos que preparar todo o tráfego do campus para tal logística. Inicialmente, seriam instalados todos os módulos no térreo, mas tivemos uma demanda de um projeto novo e tivemos de instalar dois módulos no segundo pavimento.”

Para o Diretor da Escola de Engenharia, professor José Rodrigues de Farias Filho, o LIPFAR representa “mais uma conquista da Escola de Engenharia”. Na inauguração, estavam presentes docentes da Escola de Engenharia e de outros campi, discentes, servidores e, também, o Vereador Leonardo Giordano e a Subsecretária de Desenvolvimento Econômico de Niterói, Lindalva Cid.

ABTELECOM visita a Escola de Engenharia

05/07/2023

O Diretor da Escola de Engenharia, professor José Rodrigues, recebeu no dia 5 de julho o Presidente da ABTELECOM, Luiz Eduardo Rocha, e o Diretor de Planejamento da associação, Paulo Sérgio Galvão, ao lado do professor aposentado da UFF, Fernando Beiriz; do Chefe de Departamento de Engenharia de Telecomunicações, professor Diogo Menezes Ferrazani Mattos; do Chefe de Departamento da Engenharia Elétrica, professor Bruno Soares Moreira Cesar Borba, e do Técnico Antonio Onofre Segaloto, da Coordenação Geral de Estágios,  para discutir ações que possibilitem maior integração entre os discentes de Engenharia de Telecomunicações da UFF e a ABTELECOM. O objetivo é incentivar a participação dos estudantes em espaços relacionados às telecomunicações e eletroeletrônica no Brasil.

Além disso, os presentes discutiram, também, projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação que pudessem envolver laboratórios e pesquisadores da Escola de Engenharia, promovendo diálogos entre a ABTELECOM, a Escola e agências de fomento.

 

 

De olho no segundo semestre

30/06/2023

Criado em 2020, o Fórum de Coordenadores da Escola de Engenharia visa a discutir ações e projetos comuns aos coordenadores dos nove cursos de graduação, em prol do desenvolvimento de práticas de ensino-aprendizagem dos estudantes desse segmento na unidade. Desde então, os docentes encontraram um espaço para trocar experiências sobre as reformas curriculares e discutir outros temas relevantes para assegurar a qualidade do ensino.

Na manhã de sexta-feira, dia 30 de junho, foi realizada a primeira reunião presencial do grupo, cuja pauta considerou o calendário do 2˚ semestre de 2023, o status de implantação das reformas curriculares, evasão, retenção e reprovação, impactos das disciplinas do ciclo básico, entre outros temas.

 

O encontro acontece mensalmente e o grupo é composto pelo Diretor da Escola de Engenharia, prof. José Rodrigues de Farias Filho, e pelos professores Andre Abel (TGE), Camila Abelha (TGC), Dianne Scherly (TGT), Hugo Alvarenga (TGQ), Ivanovich Lache (TGH), Júlio Bispo (TGP), Leandro Sphaier (TGM), Ricardo Pereira (GDI), Roberta Rigueira (TGR) e Troner Assenheimer (TGO).

Contribuição naval e offshore

29/06/2023

No último dia 29, o professor José Rodrigues de Farias Filho participou de uma reunião com o atual Presidente da Transpetro, Sérgio Bacci ao lado de Thiago Risso e Marcos Marins. No encontro, o Diretor apresentou a estrutura da Escola de Engenharia e propôs uma série de projetos e ações que, em parceria com a Transpetro, poderão promover o desenvolvimento da cadeia nacional de óleo e gás naval e offshore.
De acordo com o Diretor, em entrevista, o objetivo desses encontros externos é estabelecer parcerias para a Escola de Engenharia, de modo a reunir a expertise da academia e as práticas do mercado, para criar soluções inovadoras e sustentáveis para o Brasil e o mundo

Rodada de Eventos

29/06/2023

Mesa de abertura dá início à 10ª edição do SIENQUI que acontecerá até 14 de julho

Criado no 2º semestre de 2018, o Simpósio de Engenharia Química ocorre semestralmente na Escola de Engenharia da UFF. Nessa última quinta (29), teve início a 10ª edição do SIENQ, organizada pela professora Rozenir Rita de Cássia Moreira da Silva e pelo Vice-Reitor e professor Fabio Barboza Passos. Até o dia 14 de julho, os 640 alunos do curso de graduação em Engenharia Química, demais estudantes e membros da comunidade acadêmica, incluindo docentes e técnicos da UFF e de outras instituições de ensino, poderão ter acesso a uma série de apresentações, relatos e exposições de temas relacionados à engenharia química e áreas afins.

O evento está sendo realizado na modalidade online e conta com uma série de palestrantes, dentre eles alunos do curso de Engenharia Química e formandos. A programação traz discussões e apresentações de produções acadêmica e técnico-científica, com destaque para as pesquisas mais recentes na área de engenharia química. Para os organizadores, o objetivo principal do evento é incentivar e formar multiplicadores do conhecimento nas áreas tecnológicas.

I Seminário sobre Aplicações de Inteligência Artificial no Setor de Óleo e Gás é realizado na UFF

O I Seminário sobre Aplicações de Inteligência Artificial no Setor de Óleo e Gás foi realizado na tarde do dia 29 de junho, no Auditório da Escola de Engenharia da UFF. O evento teve como objetivo apresentar os projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I) desenvolvidos por docentes da Escola de Engenharia, envolvendo aplicações de inteligência artificial para solução de problemas do setor de óleo e gás.
Foram apresentados sete trabalhos relacionados com projetos de P,D&I financiados pela Petrobras, pelo CIA-Rio (Centro de Inteligência Artificial do Rio de Janeiro) e pelo CNPq, todos envolvendo redes multidisciplinares de pesquisa apoiadas por diversos departamentos da Escola de Engenharia.
A realização de eventos como esse é fundamental para incentivar a participação de discentes nessas iniciativas e promover a criação de redes de pesquisa, visando ao desenvolvimento de soluções para os problemas da sociedade. O evento foi organizado pela Assessoria de Projetos de P,D&I da Escola de Engenharia e contou com a presença de discentes e docentes da Escola de Engenharia e do Instituto de Geociências.

Nos bastidores do ensino

28/06/2023

Dando continuidade às visitas aos Programas de Pós-Graduação da Escola de Engenharia da UFF, a Direção da Escola de Engenharia da UFF visitou, na última quarta-feira (28), as coordenações do Doutorado em Sistema de Gestão Sustentável e do Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão.

Os coordenadores do doutorado e do mestrado, professores Gilson Lima e professor Marcelo Meiriño, respectivamente, apresentaram um mapeamento das principais características do setor, destacaram suas demandas e projetaram, junto à Direção, perspectivas para o ensino de pós-graduação na unidade acadêmica. Também estiveram presentes nesse encontro os professores Júlio Vieira, Luiz Perez e James Hall e os técnicos administrativos Rulf Blanco, Guilherme e Luís Felipe.

 

A série de visitas iniciadas neste primeiro semestre surgiu como uma tentativa de conhecer um pouco mais de perto os anseios, as qualidades, os desafios, problemas e sucessos enfrentados pelas coordenações, departamentos, secretarias etc. Sobre essa iniciativa, o Diretor da Escola de Engenharia, professor José Rodrigues de Farias Filho, comenta: “Percorrer os espaços, dialogar e ouvir são exercícios fundamentais para assegurar o crescimento de nossa Escola, além de ser uma experiência fantástica para compreender mais detalhadamente o funcionamento e as atividades que professores e técnicos desempenham com tanto louvor.”

Até o momento, a Direção visitou o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, no dia 20 de abril; no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Biossistemas, no dia 27 de abril; no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, no dia 2 de maio; no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, no dia 18 de maio; no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Telecomunicações (PPGEET), no dia 14 de junho; e, no último dia 28, o Doutorado em Sistema de Gestão Sustentável e o Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão.

Mesa redonda – Dia Internacional da Mulher na Engenharia

22/06/2023

No último dia 22, a Escola de Engenharia da UFF celebrou o Dia Internacional da Mulher na Engenharia, com uma mesa-redonda para dialogar sobre os desafios, força, liderança, resiliência e equidade.

Na mesa, ao lado do Diretor da unidade, o professor José Rodrigues de Farias Filho, estiveram presentes Karina Karim Gomes, Engenheira de Qualidade de R&D, na TECHNIPFMC PLC, e Diretora de Tecnologia na OIA; Andréa Simões, Diretora de Gente, Cultura e Tecnologia da Informação da Log-In Logística Intermodal S/A e a Professora Níssia Bergiante, do Departamento de Engenharia de Produção e ex-aluna da Escola, que partilhou sua trajetória com o público.

O evento contou com a mediação das estudantes Eduarda Vieira e Gabriela Abreu, também membros de grupos de mulheres engenheiras da Escola: Wie UFF e WIN UFF.

Engenharia verde – Parte 2

20/06/2023

Conheça algumas ações de sustentabilidade desenvolvidas pelos departamentos de Engenharia Elétrica

Rumo a um futuro sustentável

Financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – Faperj e coordenado pelo professor Bruno Borba, o projeto MOVE conta com a participação de docentes do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Telecomunicações da Universidade Federal Fluminense e da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Com o objetivo de criar um sistema que combine tecnologia limpa e parcerias estratégicas para impulsionar um futuro mais sustentável e eficiente, o projeto propõe o uso de bicicletas elétricas avançadas, integradas a estações de recarga equipadas com painéis solares. Essa combinação inteligente permite o carregamento das bicicletas de forma sustentável, reduzindo a dependência da rede elétrica convencional. Com energia limpa e renovável, busca-se diminuir as emissões de carbono e promover um ambiente urbano mais saudável.

 

 

Além do apoio da agência de fomento e de pesquisadores da UFF e da UFJF, esse projeto também estabelece parcerias com empresas da indústria. Essa colaboração traz vantagens tanto para a universidade quanto para a indústria, permitindo a troca de conhecimentos e experiências. Ao unir o conhecimento acadêmico com a expertise prática das empresas, a equipe do MOVE aposta no desenvolvimento de soluções inovadoras viáveis para implementação em larga escala. E, ainda, possibilita que as empresas apoiadoras se beneficiem das descobertas do projeto para aprimorar seus produtos e serviços.

Inovação aberta na indústria solar

Para resolver os desafios relacionados à geração de eletricidade e combinar diferentes tecnologias, a inovação aberta desempenha um papel fundamental. Envolvendo equipes multidisciplinares, o projeto da UFV Iguaba – Laboratório da Universidade Federal Fluminense para Inovação Aberta Solar Fotovoltaica, coordenado pelo professor Daniel Dias e apoiado por pesquisadores de diversas instituições, incluindo a UFF, tem como um de seus objetivos a construção uma usina solar fotovoltaica de 1 MW que servirá como laboratório vivo da UFF, para promover a inovação aberta na indústria solar.

A instalação dessa usina piloto possibilitará a realização de testes em campo e a coleta de dados técnicos e operacionais essenciais para o desenvolvimento de soluções computacionais voltadas para o planejamento da operação e manutenção de usinas solares fotovoltaicas.

Nesse sentido, a equipe visa a criar um sistema inteligente para gerenciar esses ativos, incluindo recursos de detecção automática de defeitos e suporte à manutenção preventiva e preditiva das usinas solares. Esse sistema será desenvolvido de forma modular, combinando análise de dados operacionais com imagens térmicas, obtidas por inspeções aéreas. Todos esses dados serão processados por meio de um software com Inteligência Artificial (IA), desenvolvido pela equipe do projeto, possibilitando assim uma gestão mais eficiente da energia produzida pela usina.

Conheça algumas ações de sustentabilidade desenvolvidas pelos departamentos de Engenharia Civil

Reaproveitamento de conchas

Desenvolvido no Laboratório de Materiais de Construção (LAMCO/UFF), o projeto Projeto PDPA Aproveitamento de Concha de mexilhão na produção de artefatos de cimento sustentáveis é realizado em parceria entre a Prefeitura de Niterói e UFF. O objetivo do projeto é propor uma metodologia de simples execução para o uso de concha de mexilhão como agregado miúdo (“areia”) em argamassas, como forma de reaproveitar as conchas, visando a proteger o meio ambiente e, ainda, propiciar geração de renda adicional aos maricultores.

A equipe que desenvolve o projeto é formada pelos professores Camila Abelha Rocha, Fábio Braga, Renata Faísca, por estudantes de mestrado (Thaynã Artismo e Luisa Fajardo) e, também, alunos de graduação (Nazário Marques, Carolyne Cruz, Luis Filipe Barros e Gabriel Manzanares).

De acordo com os pesquisadores, o resíduo de concha de mexilhão é gerado no processamento do mexilhão antes de sua venda em algumas praias de Niterói, principalmente a de Jurujuba. Sua disposição inadequada na orla pode causar mal cheiro, atrair animais e causar doenças, ao passo que no mar pode causar assoreamento e desregular o ciclo do cálcio.

 Inicialmente, foi aprimorada a metodologia de limpeza das conchas, visando a retirar a matéria orgânica, prejudicial para a utilização na construção civil. O método de limpeza foi otimizado, a fim de que gerasse a menor quantidade de resíduo e impacto ambiental. Na fase atual, estão sendo desenvolvidas argamassas fluidas com teores de 45, 55 e 65% de concha em relação ao volume. Além disso, está sendo estudada a incorporação da areia de concha em concreto permeável. Em seguida, os pesquisadores se debruçarão sobre o estudo da durabilidade das argamassas. A equipe sugere que as argamassas desenvolvidas sejam utilizadas para a confecção de artefatos de concreto, tais como pisos, cobogós, mobiliário urbano, etc.

Conexão Brasil-EUA

20/06/2023

A equipe do LAMCO/UFF apresentou, na última quinta-feira (22), o Projeto PDPA para estudantes da Rice University, do Texas (EUA). No encontro, foi realizada uma oficina para mostrar o processamento da concha e o preparo da argamassa e de artefatos produzidos com as conchas. A equipe também levou os estudantes americanos para visitarem a Associação Livre dos Maricultores de Jurujuba (ALMARJ), na companhia do Presidente da ALMARJ, Misael de Lima. A visita serviu para demonstrar todo o processo de produção de mexilhão, destacar a importância do marisco para a economia local e discutir a problemática dos resíduos gerados (conchas). 

Escola de Engenharia, presente!

14/06/2023

A convite da Prefeitura de Niterói, o Diretor da Escola de Engenharia da UFF, professor José Rodrigues de Farias Filho, acompanhou, no último dia 15 de junho, as discussões no Fórum Fluminense de Secretários e Gestores do Trabalho (FORTRAB). O evento foi organizado pelo Coordenador de Trabalho e Renda de Niterói, Brizola Neto, e realizado no Teatro Oscar Niemeyer, em Niterói.

Em entrevista ao Giro da Semana, o professor José Rodrigues comenta a importância da participação da Escola nesse encontro: “A partir das falas do Prefeito de Niterói, Axel Grael, secretários e demais personalidades que atuam na gestão pública, podemos compreender as políticas públicas de geração de emprego e renda para os municípios do estado do Rio de Janeiro. 

Além disso, podemos alinhar nossas ações e projetos, de acordo com a demanda da população, a fim de assegurar o desenvolvimento desses municípios, partindo de princípios que garantam a equidade, a inclusão e a sustentabilidade”.

A Escola de Engenharia mantém-se constantemente ativa em eventos, ampliando as possibilidades de diálogos, ações e projetos, não somente visando à manutenção da excelência acadêmica, mas também como forma de contribuir com a sociedade fluminense e municípios do entorno

Nos bastidores do ensino

14/06/2023

Neste primeiro semestre, a Direção da Escola de Engenharia iniciou as visitas aos programas de Pós-Graduação da Escola de Engenharia, a fim de avaliar, em conjunto, as reais necessidades de cada setor, tanto de infraestrutura, relacionada aos espaços administrativos, gabinetes de professores etc., quanto de dimensionamento de pessoal, identificar os aspectos positivos e negativos que possam contribuir para o desenvolvimento de suas atividades acadêmicas e, ainda, projetar planos para os próximos cinco anos, em termos de pontuação na Capes e inserção no ecossistema de pesquisa e inovação do estado do Rio de Janeiro e do Brasil.

No dia 14 de junho, o Diretor da Escola de Engenharia, prof. José Rodrigues de Farias Filho, visitou o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Telecomunicações (PPGEET), ao lado da professora Natalia Castro Fernandes, coordenadora do Programa, e do vice-coordenador, professor Márcio Zamboti. 

Anteriormente a essa data, foram realizadas visitas aos respectivos programas: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, no dia 20 de abril; Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Biossistemas, no dia 27 de abril; Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, no dia 2 de maio; e Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, no dia 18 de maio. Em breve, outros setores serão visitados

Professora Iza Valadão recebe prêmio Mulher Real

09/06/2023

Ao lado de outras 25 mulheres homenageadas, a professora Izabela Valadão (TEC/UFF) recebeu o Prêmio Mulher Real, que aconteceu na noite do dia 30 de maio no Hotel Bela Vista, em Volta Redonda. A premiação, que está em sua quarta edição, reconhece a história profissional de mulheres que conciliam a profissão com sua vida pessoal, inclusive com a maternidade.

Para a professora do curso de graduação em Engenharia Civil, essa conquista significa um reconhecimento de sua trajetória profissional: “Eu sempre quis ser professora (dava aula para as bonecas). A engenharia veio como segunda opção, já que minha mãe, também professora e que me criou sozinha e com muitas dificuldades, não me deixou fazer o então chamado “curso normal”. Hoje, me sinto muito vitoriosa por ter conseguido virar a “doutora” que a minha mãe queria, uma engenheira de referência para muitos profissionais e a professora que sempre quis ser. No meio do caminho, virei mãe e esposa, ao mesmo tempo que enfrentei diversos desafios, alguns vencidos e outros contornados”.

Engenharia verde – Parte 1

05/06/2023

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, que ocorre no dia 5 de junho, a Direção da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense convidou professores e pesquisadores vinculados aos departamentos da unidade acadêmica para apresentar à sociedade seus projetos e práticas sustentáveis.

Para o Diretor da Escola de Engenharia, professor José Rodrigues de Farias Filho, “incentivar o aperfeiçoamento de práticas sustentáveis é um exercício de cidadania que acarreta impactos positivos não apenas para o meio ambiente, mas também para a formação de engenheiros e designers capacitados, inovadores e conscientes de sua atuação na sociedade. Além disso, a educação ambiental contribui fortemente para a ampliação da divulgação científica e desenvolvimento tecnológico, uma vez que impulsiona o diálogo entre a comunidade e a universidade”.

Ao longo das próximas semanas do mês de JUNHO você conhecerá diversos projetos desenvolvidos na Escola de Engenharia:

Nesta primeira edição apresentaremos alguns projetos desenvolvidos pelo Departamento de Engenharia Agrícola e do Meio Ambiente:

Uso da mosca soldado negro no tratamento de resíduos sólidos orgânicos 

No Laboratório de Aproveitamento de Resíduos e Ecotoxicologia Ambiental (LARES), são desenvolvidos projetos com o uso da larva da mosca-soldado-negro para tratamento de resíduo de criação animal, de resíduos de restaurante e domiciliares e de lodo de estação de tratamento de esgoto, sendo avaliada a taxa de conversão do resíduo, a qualidade e maturidade do composto ao final do processo, bem como teor de ácidos graxos da larva para analisar o potencial de seu emprego em ração e na produção de biodiesel.

Para os pesquisadores, por ser um inseto, não vetor, detritívoro, a mosca-soldado-negro pode ser utilizada como auxiliar no processo de compostagem de resíduos. Além do composto, há a possibilidade do emprego da larva da mosca-soldado-negro na produção de ração animal, biodiesel e bioplástico, dentre outros subprodutos.

A equipe responsável é formada por Dirlane de Fátima do Carmo (TER/UFF), Ailton Pinheiro Lobo (UESC), Mariana Vezzone Tosta Rabello (TER/LARA), Roberto Meigikos dos Anjos (LARA/IF), Patrick Gonçalves Mattos (TER/UFF), Lavinea Mickaella Braga de Martins Gonçalves (VET/UFF), Gláucia Lemos Carvalho (PGEB/UFF), Silas Faria Luiz Júnior (TER/UFF), Leonardo da Silva Hamacher (TER/UFF).

 

Produção de biocarvão a partir de lodo de esgoto sanitário

O projeto “Produção de biocarvão a partir de lodo de esgoto sanitário”, do Departamento de Engenharia Agrícola e Ambiental, tem como objetivo produzir biocarvão a partir de lodo de estação de tratamento de esgoto em sistema artesanal de baixo custo, adaptado do modelo TLUD (Top Lid Updraft), comparando com a produção tradicional em mufla e avaliando a qualidade para aplicação agrícola.

De acordo com os pesquisadores, o biocarvão tem potencial de melhorar a qualidade do solo sob aspectos físicos, químicos e biológicos, porém as características desse insumo dependem do resíduo de origem e da temperatura de geração. Uma das limitações para o amplo uso desse insumo na agricultura é o custo. Assim, a produção de biocarvão em um sistema artesanal, acessível a agricultores familiares, torna-se muito relevante e promissora.

A equipe responsável é formada por Dirlane de Fátima do Carmo (TER/UFF), Mariana Vezzone Tosta Rabello (TER/LARA), Eliane Cristina Braga (UFOP), Roberto Meigikos dos Anjos (LARA/IF), Ivanovich Lache Salcedo (TER/UFF), Hugo Guimarães (PGEB/UFF), Guilherme Moura de Mesquita Menezes (TER/UFF) e Fernando Caldeira De Alvarenga Ferreira de Araujo Parada (TER/UFF)

Tratamento de resíduos orgânicos e uso de bioinsumos: práticas para agricultura familiar

O programa desenvolvido por professores e pesquisadores do Departamento de Engenharia Agrícola e Ambiental tem como objetivo dar subsídio e divulgar dados obtidos com a transformação de resíduos orgânicos urbanos em biofertilizante e condicionadores do solo, bem como orientar na avaliação da saúde do solo pelos próprios agricultores.

A partir de estudos realizados pelo grupo, identificou-se que mais da metade do resíduo produzido no Brasil é orgânico, com potencial para ser transformado e reutilizado, retornando ao ciclo produtivo e fomentando a economia circular. Dessa forma, resíduos orgânicos podem ser transformados para aproveitamento agrícola, o que é particularmente importante no contexto atual de alta dos insumos agrícolas, que são à base de produtos fósseis.

A equipe responsável é formada por Dirlane de Fátima do Carmo (TER/UFF), Mariana Vezzone Tosta Rabello (TER/LARA), Eliane Cristina Braga (UFOP), Roberto Meigikos dos Anjos (LARA/IF), Ivanovich Lache Salcedo (TER/UFF), Hugo Guimarães (PGEB/UFF), Guilherme Moura de Mesquita Menezes (TER/UFF) e Fernando Caldeira De Alvarenga Ferreira de Araujo Parada (TER/UFF)

Projeto Artemísia: letramento social e empreendedorismo feminino no cultivo de ervas medicinais e na produção de sabonetes artesanais

O objetivo do Projeto Artemísia é buscar estratégias para fomentar o protagonismo feminino, em movimentos colaborativos, com ações que gerem renda e, ao mesmo tempo, despertem a percepção de mulheres de favelas do município de São Gonçalo, RJ, sobre o impacto das ações humanas sobre o meio.

Busca-se incentivar esse grupo a produzir ervas medicinais e sabonetes naturais, sensibilizando-as para a percepção do efeito dos cosméticos que utilizam sobre o meio ambiente e da possibilidade que possuem de utilizar resíduos orgânicos gerados em suas casas para a produção das ervas medicinais, fomentando a economia circular e reduzindo a poluição.

A equipe responsável é formada por Dirlane de Fátima do Carmo (TER/UFF), Leila Conceição da Silva Araújo (UERJ), Isabela da Silva Pedro Rochinha (TER/UFF) e Izabela Pontes do Couto (TER/UFF).

A equipe responsável é formada por Dirlane de Fátima do Carmo (TER/UFF), Ailton Pinheiro Lobo (UESC), Mariana Vezzone Tosta Rabello (TER/LARA), Roberto Meigikos dos Anjos (LARA/IF), Patrick Gonçalves Mattos (TER/UFF), Lavinea Mickaella Braga de Martins Gonçalves (VET/UFF), Gláucia Lemos Carvalho (PGEB/UFF), Silas Faria Luiz Júnior (TER/UFF), Leonardo da Silva Hamacher (TER/UFF), Eliane Cristina Braga (UFOP), Ivanovich Lache Salcedo (TER/UFF), Hugo Guimarães (PGEB/UFF),  Guilherme Moura de Mesquita Menezes (TER/UFF) e Fernando Caldeira De Alvarenga Ferreira de Araujo Parada (TER/UFF).

Sistema de monitoramento de estabilidade de encostas

O projeto “Sistema de monitoramento de estabilidade de encostas” é uma iniciativa do Departamento de Engenharia Agrícola e Ambiental em parceria com a Prefeitura de Niterói, cujo objetivo é desenvolver e construir um sistema de monitoramento de estabilidade em encostas.

A principal finalidade desse sistema é aprimorar o alerta de deslizamentos, além de fornecer ferramentas capazes de detectar possíveis incidentes em tempo real. Para garantir a escalabilidade, a solução será baseada em ferramentas de código aberto.

Projeto Barco-Escola

O projeto “Barco-Escola” consiste em um laboratório itinerante, construído dentro de uma embarcação à vela de médio porte, junto ao projeto Grael. Nesse espaço, alunos do ensino médio da rede pública de educação têm a possibilidade de conhecer instrumentos de medição de variáveis ambientais e tecnologias de energia renovável.

Para participar do experimento, os alunos são capacitados em aulas ministradas por estudantes de graduação da universidade, nas escolas da região, fortalecendo, assim, o diálogo entre as instituições. Após a capacitação, a aula passa a acontecer na embarcação, onde os jovens realizam medições na Baía de Guanabara, discutindo na prática as consequências da poluição ambiental.

Visita ao Hub da Inovação do IBP e roda de conversa com a Total Energies geram possibilidades de parcerias em P,D&I

23/05/2023

No dia 23 de maio, a Escola de Engenharia esteve no Hub de Inovação do Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP), cujo objetivo é integrar todo o ecossistema de tecnologia e inovação do setor de petróleo e gás, conectando empresas, instituições científicas e de inovação tecnológica (ICTs), universidade e os jovens, que são essenciais na transição para as energias renováveis.

O diretor da Escola de Engenharia, prof. José Rodrigues de Farias Filho, e o prof. Vitor Hugo, do Departamento de Engenharia Elétrica, foram recebidos por Melissa Fernandez, gerente de tecnologia e inovação do IBP. Durante a conversa, foram abordadas possíveis integrações entre nosso corpo docente e discente em parcerias com empresas ligadas ao Hub.

A Escola de Engenharia também esteve com a equipe de P&D da Total Energies no Hub de Inovação do IBP. Após exposição geral das principais linhas de pesquisa da TCE, com potencial interesse do setor de óleo e gás, foram identificadas oportunidades de intensificação das conversas em três vertentes específicas: Análise de Dados Operacionais, Renováveis e Catálise. A assessoria de projetos de PDI da Escola de Engenharia está articulando a construção de redes de pesquisa internas relativas aos três temas para agendamento de reuniões técnicas específicas com a equipe técnica da Total Energies.

Imagine o impacto que poderíamos criar juntos ao impulsionar a energia renovável, desbravando fronteiras na eficiência energética e moldando tecnologias limpas para um futuro sustentável!

A assessoria de projetos de PDI, junto a gestão, reforça o pedido de que, para que essa rede seja representativa do nosso ecossistema de PDI, o corpo docente responda o formulário de mapeamento de competências elaborado pela assessoria, disponível no link disponível abaixo.

 Parabenizamos o IBP pela iniciativa, agradecemos o apoio da Total Energies e convidamos os docentes a fazerem parte dessa rede de contatos.

Inaugurado na Escola de Engenharia da UFF o Laboratório de Aplicações em Petróleo e Biocombustíveis (Labap)

26/05/2023

A Escola de Engenharia da UFF inaugurou na última sexta-feira, dia 26 de maio, o Laboratório de Aplicações em Petróleo e Biocombustíveis (Labap).

Com o principal objetivo de desenvolver pesquisas para a indústria petrolífera e de biocombustíveis, o Labap surgiu da parceria com a Petrobras e a Agência Nacional de Petróleo (IBP).

Entre os projetos que serão desenvolvidos pelo laboratório estão o aperfeiçoamento de um sistema de avaliação automática da qualidade da cimentação de poços de petróleo e o desenvolvimento de um sistema utilizando Inteligência Artificial para a previsão do tipo de abandono permanente de poços de petróleo. O laboratório conta atualmente com a participação de cinco alunos de Iniciação Científica, quatro alunos de mestrado e três pesquisadores de pós-doutorado.

A multidisciplinariedade é marca registrada na coordenação do Labap, estando à frente a professora Camila Abelha, do Departamento de Engenharia Civil, e os professores Victor Ahón, Troner Assenheimer, Alfredo Carrasco e João Queiroz, do Departamento de Engenharia Química e de Petróleo.Com o principal objetivo de desenvolver pesquisas para a indústria petrolífera e de biocombustíveis, o Labap surgiu da parceria com a Petrobras e a Agência Nacional de Petróleo (IBP)

A Escola de Engenharia da UFF está empenhada em alavancar nossos projetos e formar profissionais cada vez mais capacitados que possam tornar nosso país soberano em relação ao conhecimento e tecnologia”, ressalta o professor Bruno Pedroza, atual vice-diretor da Escola de Engenharia.

Direção em ação junto aos Laboratórios da Unidade Acadêmica

18/05/2023

Em tempo, no dia 18 de maio, a Direção da Escola de Engenharia realizou mais uma visita técnica. Desta vez, o foco foi o Laboratório de Reologia (LARE), coordenado pelo Professor Leonardo Santos de Brito Alves, do Departamento de Engenharia Mecânica.  Essa é  uma  das ações  que permitem  à gestão da Escola  conhecer  detalhadamente  os  objetivos,  as demandas, bem como diagnosticar as oportunidades que nortearão a definição de estratégias de melhoria para os cursos de pós-graduação.
Planejar e integrar se tornam fundamentais na busca pela consolidação do Conceito 5, no contexto da nova avaliação, e nos abrem caminho para almejar o Conceito 6!

Translate »
Skip to content