Desenho Industrial Imprimir E-mail

Graduação em Desenho Industrial

 

OBJETIVOS DO CURSO DE DESENHO INDUSTRIAL

Habilitar o aluno para o pleno exercício da profissão de Desenhista Industrial, habilitação Projeto de Produtos, com as competências necessárias para a criação de produtos, serviços e sistemas adequados, inovadores e inseridos no contexto tecnológico atual. Capacitar o profissional para tratar da adequação estético-funcional de produtos a novos meios de produção e para participar da estruturação da sociedade, a partir de uma abordagem projetual científica que priorize o ser humano no mundo. Formar o profissional com os conhecimentos tecnológicos necessários para atuar numa realidade de crescimento econômico. Preparar o profissional para o desenvolvimento de produtos industriais capaz de interagir e se comunicar com outros profissionais envolvidos no processo, particularmente engenheiros, com uma base tecnológica mais sólida.
O currículo do Curso de Desenho Industrial, habilitação Projeto de Produto, está estruturado em quatro grupos de matérias (prática projetual, base tecnológica, ferramentas expressivas e abertura para o mundo) desdobrados em disciplinas e no Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, de acordo com a Resolução no. 5 CNE/CES, de 08/03/2004, que aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Design.

TITULAÇÃO

Bacharel em Desenho Industrial

DURAÇÃO

Prevista de 08 e máxima de 12 semestres.

MERCADO DE TRABALHO

Os futuros egressos serão direcionados para um mercado tecnológico industrial ligado, por exemplo, às promissoras atividades econômicas regionais do petróleo e da indústria naval. Esses dois setores da economia brasileira são bastante complexos e ramificados, oferecendo inúmeras subáreas para a atuação profissional.

Dessa forma espera-se preparar novas gerações para assumir participação mais ativa e dinâmica na construção econômica da sociedade brasileira por intermédio do design, através da projetação de novos sistemas de produtos e serviços que atendam a necessidades reais da sociedade brasileira. E, nesse processo, discutir e projetar inovações sociais que possam contribuir para a formação de estruturas mais amplas e efetivas para a governança de sociedades complexas.

 

DEPARTAMENNTO DO CURSO:

Tel.: (21) 2629-5506
e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Coordenação do curso

ONDE SE LOCALIZA A COORDENAÇÃO DE CURSO

Escola de Engenharia - UFF

Rua Passos da Pátria, 156 - Sala 201- 2° Andar - Bloco D

São Domingos - Niterói - RJ - CEP 24210-240

Tel. (21) 2629-5359 e 2629-5371

Coordenador do Curso: JOÃO CARLOS LUTZ BARBOSA (Coordenador) / LUIZA HELENA BOUERI REBELLO (Vice-Coordenadora)

Email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.