Entrevistas

A+ A A-

Entrevista com a Equipe Arariboia - Desafio Solar Brasil (DSB)

  • Publicado em Entrevistas
  • Lido 1345 vezes
Destaque Entrevista com a Equipe Arariboia - Desafio Solar Brasil (DSB)
Avalie este item
(0 votos)

Entre os dias 05 e 11 de Dezembro de 2016, em Búzios/RJ , aconteceu a edição de 2016 do Desafio Solar Brasil (DSB), um rali de barcos movidos à energia solar que estimula o desenvolvimento de tecnologias para a geração de energias limpas.


A Equipe Arariboia, projeto de barco solar da Escola de Engenharia da UFF, que participa do desafio desde 2012, compareceu mais uma vez ao evento com o apoio da Escola de Engenharia.

Apesar de todas as dificuldades técnicas sofridas com o barco, a equipe provou a força de sua unidade e mostrou perseverança e espírito esportivo quanto aos seus resultados na competição nacional.

Confira abaixo a entrevista que a Equipe nos concedeu:

Qual a importância dessa competição para a Arariboia?

A competição significa para nós todo o trabalho do ano. É nela que desafiamos nosso projeto, nossa capacidade de ser engenheiro, de trabalhar em equipe e [de estar] sob pressão. É onde realmente vemos o resultado do nosso esforço e como toda a nossa dedicação para estar ali sempre vale a pena.

Como é participar de um evento desse porte?

É enriquecedor, tanto para nossa experiência pessoal quanto acadêmica. Passamos um ano nos organizando e trabalhando duro para a competição; enfrentamos, em equipe, imprevistos que surgem durante as provas e temos a oportunidade de ir além dos nossos conhecimentos adquiridos em sala de aula, pondo-os em prática.

Ao participar desse evento, temos a chance de trocar experiências com pessoas do Brasil inteiro, bem como assistir a palestras e minicursos oferecidos pela organização. Resumindo, é uma experiência única, que nos faz retornar à universidade com um pensamento mais rico e maduro.

Como foi a dinâmica dos participantes da equipe durante o evento?

Uma integração completa! Temos integrantes de vários cursos: Engenharia Elétrica, Mecânica, TeleCom, Produção e Desenho Industrial, e todos se juntaram em prol do barco solar. Trabalhamos duro em terra e na água durante uma semana para resolver alguns imprevistos que surgiam, sempre unidos, mantendo o bom humor e tomando muito açaí [risos].


O que foi mais desafiador na competição?

O mais desafiador foi quando percebemos um mau contato no nosso inversor de frequência, logo nos primeiros dias de competição. Por ser uma peça comprada e essencial para o funcionamento do nosso motor, tivemos que nos desdobrar e usar a criatividade para tentar diminuir esse problema, para assim minimizar os reflexos no nosso rendimento.

Infelizmente, perto do final da viagem, em uma das nossas tentativas de mantê-lo funcionando, o problema piorou (houve um curto) e nosso componente (literalmente) queimou.

Quais são as características do Barco da equipe?

O nosso barco é um catamarã de 6 metros de comprimentos e que pesa 275 quilos, tripulado apenas pelo piloto. Possui 4 painéis fotovoltaicos que carregam nossas baterias através da luz do sol. Temos um sistema eletrônico para aquisição de dados que mostra informações importantes para o piloto em um tablet, que se encontra no painel do barco.

Quais são os próximos planos para equipe Arariboia?

A princípio, finalizar e aprimorar o projeto atual. Embora muito promissor, não obtivemos com ele o resultado esperado. Foi salientado durante a cerimônia de encerramento que a nossa equipe sempre leva ideias interessantes para a competição e, sim, queremos continuar a inovar. Porém, antes é fundamental testarmos o verdadeiro potencial do projeto desse ano para saber em quais áreas melhorias serão bem-vindas.


Alguma mensagem sobre a experiência do Desafio Solar Brasil aos alunos que queiram participar da equipe?

É motivador porque antes de ser competitivo, o evento é sobre integração. Em meio a tantas provas e uma vida acadêmica corrida, o Desafio Solar Brasil proporciona um ambiente o qual nos traz de volta ânimo e disposição. Irá se sentir parte da equipe, além, é claro, de obter bastante conhecimento prático útil. Teremos processo seletivo no início de 2017. Aguardamos sua vinda!

Fiquem atentos à página no Facebook da Equipe e acompanhem futuras competições e processos seletivos!



Links to Best Bookmaker Bet365 it The UK