Pós-Graduação em Engenharia de Telecomunicações

A+ A A-

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Telecomunicações (PPGEET), reformulado em 2013 a partir do Programa Pós-graduação em Engenharia de Telecomunicações, é reconhecido pelo Ministério da Educação – MEC e avaliado pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior – CAPES. Seu corpo docente é formado, atualmente, por 20 doutores permanentes, titulados no Brasil e no exterior, além de doutores colaboradores. Desde a sua fundação em 2004, foram formados 125 (cento e vinte e cinco) mestres até 01/10/2015.

O programa conta com o apoio da CAPES, CNPq, FAPERJ, sob a forma de bolsas de estudo e de projetos de pesquisa. Além disso, diversos projetos vêm sendo desenvolvidos pelos pesquisadores e alunos com o apoio da ANEEL, Furnas Centrais Elétricas, Petrobras, LIGHT S.A., RNP, FIRJAN, AMPLA, dentre outros.

O PPGEET está dividido em duas áreas de concentração, Sistemas de Telecomunicações e Sistemas de Energia Elétrica, atuando nas seguintes linhas de pesquisa: Sistemas de Comunicações Ópticas; Sistemas de Comunicações Móveis; Processamento de Sinais; Comunicação de Dados Multimídia; Modelagem e Análise de Sistemas de Energia Elétrica; Máquinas, Equipamentos e Aplicação de Novos Materiais.

Ao longo dos últimos 10 anos, obteve duas avaliações “3” da Capes, referentes aos dois últimos triênios (2004-2006 e 2007-2009). Até julho de 2012, 82 alunos defenderam dissertações de Mestrado e, atualmente, o Programa conta com 39 alunos matriculados.


Linhas de Pesquisa

  • Comunicação de Dados Multimídia

    Nesta linha são estudados os fatores que afetam a qualidade de serviço e de experiência, além do uso eficiente dos canais de comunicação, destacando-se algoritmos de compressão de dados, controle de erros, protocolos de comunicação de dados. A linha se dedica ainda ao estudo de redes de nova geração e novas aplicações de redes de telecomunicações, o que inclui áreas como redes sem fio, redes de sensores, redes definidas por software, segurança de redes, sistema multimídia, smart grids e Internet do futuro.

  • Modelagem e Análise de Sistemas de Energia Elétrica

    Esta linha de pesquisa está dedicada ao estudo de problemas de sistemas de energia elétrica, através de modelos matemáticos e implementação computacional, ou seja, promove o desenvolvimento de novos algoritmos, métodos numéricos, modelos computacionais, critérios, procedimentos e técnicas de simulação, buscando novas e melhores soluções que otimizem aspectos econômicos, sociais, de adequação, de segurança, de qualidade e continuidade relacionados aos sistemas elétricos. Está focado no uso de ferramentas, tais como técnicas de otimização, inteligência computacional, aprendizado de máquina e metaheurísticas. Atualmente, como projetos de pesquisa em desenvolvimento podem ser citados: desenvolvimento de métodos de previsão para o auxílio à tomada de decisão nos horizontes de planejamento da expansão e da operação de sistemas elétricos; estudo do impacto da inserção de novas fontes de geração no sistema; estudos das condições operativas do sistema através da análise e monitoramento de variáveis de relevância para o sistema elétrico, incluindo técnicas de controle e estimação de estados.

  • Máquinas, Equipamentos e Aplicações de Novos Materiais

    O desenvolvimento e aperfeiçoamento dos dispositivos elétricos são de fundamental importância para a evolução e ampliação dos sistemas elétricos de potência. Dessa forma, esta linha de pesquisa se dedica ao estudo e análise de máquinas e dispositivos elétricos através do desenvolvimento de modelos mate+A18:D24máticos e simulações utilizando métodos numéricos como, por exemplo, o método dos elementos finitos. São estudadas e modeladas máquinas de pequeno e grande porte, motores especiais, incluindo o seu acionamento eletrônico, e a utilização de novos materiais. Este último aborda a investigação, estudo e aplicação dos materiais supercondutores no desenvolvimento de diversos dispositivos e equipamentos elétricos, como transformadores, cabos, motores/geradores, acumuladores de energia elétrica (SMES e Flywheel) e limitadores de corrente de curto-circuito.

  • Processamento de Sinais

    Nesta linha é estudada a análise e síntese de sinais de voz, vídeo e imagens digitais e reconhecimento de voz e de locutor, além de auxílio no diagnóstico de patologias relacionadas às estruturas de vocalização, compreensão da ocorrência de determinados fenômenos relacionados à produção de voz, tais como envelhecimento da voz e mudança vocal na adolescência. Trata-se, também, da modelagem do canal rádio no caso em que a transmissão da informação é realizada através da tecnologia PLC (Power Line Communication), isto é, usando a rede elétrica.

  • Sistemas de Comunicações Móveis

    Estuda a propagação do sinal em diversos tipos de canal rádio, incluindo modelagem, caracterização e simulação do canal. São estudadas técnicas de recepção por diversidade, MIMO, codificadores, equalizadores e técnicas de modulação usando multiportadora.

  • Sistemas de Comunicações Ópticas

    Estudo de sistemas, experimentos e modelagens, relacionados com sistemas a fibras de sílica, dispositivos e sistemas para curtas distâncias em fibras ópticas plásticas, amplificadores, sensores, e a integração de acusto-óptica e Microwave Photonics.

Coordenação do Curso de Pós-Graduação em Telecomunicações:

Coordenador: Leni Joaquim de Matos

Vice: Edson Luiz Cataldo Ferreira

Secretário: Maurício Shvartz

Lozalização: Campus da Praia Vermelha - Bloco E - Sala 502 B

Telefones: (21) 2629-5519 / 5501

Site: Acesse aqui

Links to Best Bookmaker Bet365 it The UK