Pós-Graduação em Engenharia Química

A+ A A-

O curso de Mestrado Strictu Sensu em Engenharia Química foi aprovado, pela CAPES, em 28 de julho de 2008, iniciando suas atividades em março de 2009. O Programa objetiva a formação de recursos humanos com capacitação crítica e sólidos fundamentos em Engenharia Química e áreas afins, para a realização de pesquisas, além do aprofundamento de estudos técnicos e científicos em energia e meio ambiente, desenvolvimento de materiais da indústria química, operações unitárias da indústria química e, processos da indústria química, que contribuam para o desenvolvimento tecnológico e social do País. Em março de 2015, conta com 37 alunos matriculados e cerca de 60 ex-alunos que defenderam dissertações de Mestrado.

O perfil específico dos egressos será dado pela formação diferenciada que obtiverem nas temáticas desenvolvidas nas distintas linhas de pesquisa das áreas de concentração escolhidas do Curso, em Energia e Meio Ambiente, Desenvolvimento de Materiais da Indústria Química e, Operações unitárias e processos da Indústria Química.

Além do momento especial pelo qual passa o Departamento, as conjunturas econômicas do País e, particularmente, a do Estado do Rio de Janeiro, apresentam condições propícias para a implementação de estudos pós-graduados em Engenharia Química. Próximo à cidade de Niterói, no município de Itaboraí, seráinstalado o COMPERJ (Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro), uma excelente oportunidade para o relacionamento universidade-empresa, com a qual pesquisadores e alunos, envolvidos com a pós-graduação, terão contato direto e poderão prover suporte técnico-científico para o desenvolvimento de trabalhos que envolvam a participação direta da equipe técnica das empresas ligadas ao funcionamento do Pólo.

Acrescido a isso, parcerias e trabalhos de relevância poderão ser realizados em colaboração com a PETROBRAS S.A. e com outras empresas do setor petrolífero, uma vez que o Estado do Rio de Janeiro, que detém cerca de 70% do petróleo produzido no País nos municípios de Campos e Macaé, mostra um crescimento sustentável e uma diversificação nos negócios na indústria de petróleo. Destaca-se que as instalações do Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal Fluminense são as que se localizam estrategicamente mais próximas ao local da realização dessas atividades industriais, facilitando todo tipo de interação entre as empresas e a Universidade. Além disso, a descoberta de petróleo na camada do Pré-sal permitirá o desenvolvimento de parcerias em projetos e pesquisas com o Programa.

A formação de profissionais pós-graduados em Engenharia Química, com foco em Energia, Meio Ambiente, Desenvolvimento de Materiais na Indústria química e, Operações e processos da Indústria química, torna-se pertinente e relevante, na medida em que se considera a referência desse cenário regional favorável, de ampliação e crescimento das indústrias energéticas e energo-intensivas, que demandam competência em novos materiais, nas questões ambientais e suas relações com os processos da indústria química.


Áreas de Concentração

Energia

Meio Ambiente

Desenvolvimento de Materiais da Indústria Química

Operações Unitárias da Indústria Química

Processos da Indústria Química

A área de concentração em Desenvolvimento de Materiais da Indústria Química se caracteriza por estudos e pesquisas teóricas e por aplicações de metodologias e saberes para aperfeiçoamento e desenvolvimento de novos produtos e técnicas para aplicação no setor industrial.


Linhas de Pesquisa

Desenvolvimento de catalisadores

Conversão de Gás natural

Tecnologias para a produção de nanotubos de carbono

Processos e fenômenos de superfícies e interfaces

As áreas de concentração em Energia e Meio Ambiente buscarão focar sua atenção sobre os processos químicos associados à cadeia produtiva das indústrias energéticas, bem como seu impacto sobre o meio ambiente e a sociedade, no que diz respeito aos riscos e à poluição provocada por efluentes sólidos, líquidos e gasosos. Os estudos serão desenvolvidos com ênfase no aperfeiçoamento e inovação de metodologias e processos químicos de produção, para a redução do impacto ambiental e para a consolidação de estratégias na busca de uma otimização do uso da energia. Associam-se também a essa área de concentração as pesquisas e projetos para obtenção de energias renováveis, em especial o hidrogênio e combustíveis limpos.


Linhas de Pesquisa

Tecnologia ambiental e sustentabilidade

Energias renováveis e combustíveis limpos

As demais áreas cobrirão especificamente os assuntos a elas pertinentes.

Os candidatos potenciais imediatos para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFF são os engenheiros químicos e de petróleo e profissionais de áreas afins egressos da própria Instituição e de outras IFES, que encontrarão condições de promoção de continuidade e aprofundamento de seus estudos.

Com relação ao perfil desejado do candidato a ingresso no TPQ, é desejável que tenham habilidades nas áreas de atuação da engenharia química, ou que evidenciem ter capacidade de desenvolvê-las durante o Curso. Portanto, espera-se que os alunos egressos dos cursos da área de Engenharias (Química, Mecânica, Metalúrgica, Ambiental) e das Ciências Exatas (Química, Física) sejam os mais propensos a se candidatarem à área de concentração, o que não exclui, de forma alguma, que possam existir candidatos de outras áreas do conhecimento com as habilidades desejadas para ingresso.

Além disso, como há profissionais atuantes nas diversas indústrias do setor químico e energético presentes no Estado do Rio de Janeiro, eles são também candidatos potenciais para admissão na pós-graduação.

Coordenação do Curso de Pós-Graduação em Engenharia Química:

Coordenadora: Prof.ª Luciane Pimentel Costa Monteiro

Subcoordenador: Prof.ª Lisiane Veiga Mattos

Secretária: Ana Cláudia de Oliveira Basílio

pos.uff.quíEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (21) 2629-5427

Lozalização: Campus da Praia Vermelha – Bloco D – 3º andar – Sala 365

Site

Links to Best Bookmaker Bet365 it The UK