Pós-Graduação em Engenharia Civil

A+ A A-

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense é um dos mais antigos cursos de pós-graduação em Engenharia Civil do Brasil. Foi fundado, em 1976, com o objetivo de aperfeiçoar a pesquisa e o ensino da Produção Civil, envolvendo não só os diversos aspectos de Projetos, Execução e Gestão de Empreendimentos, como também o estudo dos insumos de construção. Assim, foi criado o Curso de Mestrado em Engenharia Civil, inicialmente estruturado em três linhas de pesquisa: Construção, Estruturas e Transportes. Com o passar do tempo, algumas revisões curriculares foram efetuadas, visando a adaptar o Curso às transformações ocorridas no setor da Construção Civil. Em 2002, foi criado o Curso de Doutorado.


Áreas de Concentração

Área de Concentração 1
Gestão, Produção e Meio Ambiente

Linha de Pesquisa 1 - Gestão na Construção Civil;

Linha de Pesquisa 2 - Organização da Produção na Construção Civil;

Linha de Pesquisa 3 - Gestão Ambiental e Desempenho do Ambiente Construído.

Área de Concentração 2
Tecnologia da Construção e Estruturas

Linha de Pesquisa 1 - Patologia, reforço e recuperação de estruturas, Materiais de construção e sistemas construtivos;

Linha de Pesquisa 2 - Análise e dimensionamento estrutural;

Linha de Pesquisa 3 - Métodos numéricos e estruturas metálicas.

As linhas de pesquisa do Programa estão completamente inseridas na Engenharia Civil do Brasil, sendo suas linhas e Projetos de Pesquisa bastante atuais no que se relaciona aos problemas que afligem esta área do conhecimento no nosso país. Neste sentido, considera que os produtos da Engenharia Civil envolvem grande complexidade, tanto na fase de definição do problema, como nas fases de projeto, execução e, também, na fase posterior de utilização; que os projetos de Engenharia Civil, ao contrário das outras engenharias, buscam satisfazer demandas variadas da sociedade que são afetadas por um largo espectro de implicações; e que, em geral, os produtos da Engenharia Civil exigem avaliações urbanísticas e arquitetônicas, levantamento de impactos ambientais e ecológicos, gerenciamento dos recursos humanos, econômicos e financeiros disponíveis, especificações de qualidade e durabilidade, garantias de segurança e conforto ambiental, estudo das patologias de produtos da indústria da construção, acompanhamento pós-ocupação, etc.

O Programa tem, na sua trajetória, atuado na formação especializada de profissionais comprometidos com o desenvolvimento sustentável da Engenharia Civil, amparado nos princípios da ética e da cidadania, promovendo o compromisso de socialização do conhecimento científico e tecnológico, disponibilizando o aparato tecnológico à sociedade. O PPGEC/UFF se constitui em polo de conhecimento, promovendo atividades científicas e tecnológicas nas suas diversas expressões.

Dentro de uma nova perspectiva de interiorização do conhecimento, o Programa tem atuado no apoio ao desenvolvimento regional, contribuindo assim com o próprio desenvolvimento nacional, com forte atenção às novas tendências do mundo produtivo do setor da Construção, em organizações de âmbito local e nacional. Apesar de todo esse esforço em obter êxito na atividade-fim, persistem diversas oportunidades de crescimento que, se bem equacionadas, poderão elevar ainda mais o desempenho pelo PPGEC/UFF.

A Integração das atividades, o respeito à ética, a busca constante da excelência no ensino, na pesquisa, na inovação e na extensão, a formação integral, e o comprometimento de todos com o crescimento do PPGEC/UFF são questões às quais estamos nos dedicando e deveremos nos dedicar de forma intensa e objetiva nos próximos anos.


Definições Estratégicas

  • Missão

    O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFF tem como missão a formação, o aperfeiçoamento e a atualização de docentes, pesquisadores e empreendedores com alto grau de qualificação, mediante o processo de aprofundamento do conhecimento e da prática, por meio do estudo e pesquisa de alto nível.

  • Visão

    O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFF tem como visão de futuro ser um Programa de Pós-graduação com inserção e reconhecimento nacional e internacional.

  • Objetivo Geral

    O objetivo geral do PPGEC/UFF é formar mestres e doutores em engenharia civil que tenham habilidades e competências para absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a capacidade de identificar e solucionar problemas e atuar de forma inovadora e sustentável, principalmente no que se refere às dimensões ambientais, sociais e econômicas, considerando os contextos local e regional, possibilitando, assim, a atuação como profissionais, pesquisadores e docentes.


Objetivos Específicos

Qualificar pessoas para as atividades de pesquisa, docência e exercício profissional de alto nível, que sejam capazes de trabalhar em ambientes multidisciplinares e que possuam visão dos desafios e necessidades atuais do Brasil e, em particular, do Estado do Rio de Janeiro;

Formar pesquisadores qualificados para o desenvolvimento de pesquisa de excelência de forma crítica e integrada, com domínio teórico e metodológico e visão multidisciplinar, focado não só no avanço tecnológico, mas também na aplicabilidade social dos resultados;

Proporcionar o aprofundamento de conhecimento científico e tecnológico a quem já tenha formação em Engenharia Civil ou em campos de conhecimento conexos;

Proporcionar e incentivar a visão sistêmica e integrada da Engenharia Civil;

Formar profissionais capacitados a atender às solicitações da Construção Civil, por meio de um conjunto de disciplinas organizadas de forma sistêmica e integrada e por meio da pesquisa de alto nível;

Atuar como fator de integração da sociedade e do desenvolvimento científico, por meio de programas de pesquisa e extensão que forneçam fundamentos científicos, industriais e sociais a serem utilizados por setores públicos e privados;

Consolidar o Curso como entidade de referência para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia no âmbito da Construção Civil.

Coordenação do Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil:

Coordenador: Prof. Orlando Celso Longo

Vice-Coordenadora: Prof.ª Luciane Ferreira Alcoforado

Secretária: Clarice Maria Siqueira Brazão

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefones: (21)2629-5410 e (21)2629-5412

Lozalização: Campus da Praia Vermelha – Bloco D – 3º andar - Sala 360

Site

Links to Best Bookmaker Bet365 it The UK