Desenho Industrial

A+ A A-

Objetivo do Curso

O curso de graduação em Desenho Industrial da Universidade Federal Fluminense foi planejado no âmbito do Departamento de Desenho Técnico – TDT, da Escola de Engenharia. O curso pretende formar um profissional de criação para o desenvolvimento de produtos e serviços, capaz de interagir e se comunicar com outros profissionais envolvidos no processo, particularmente engenheiros. Ou seja, o curso deve formar um designer de produtos com uma base tecnológica sólida, mais próxima da que as graduações em Engenharia oferecem. Propõe-se a oferecer, ainda, uma formação que permita, aos egressos, atuar com proficiência tecnológica nas áreas de projeto, planejamento e fabricação de sistemas de produtos e serviços, com uma dimensão política específica, que é a de oferecer ensino de boa qualidade numa área urbana sem a oferta de curso similar.

Titulação

Bacharel em Projeto de Produto

Duração do Curso

Mínimo de 8 e máximo de 12 semestres


Orientação do Curso

O curso foi concebido com duração de oito semestres letivos e oferece a construção de conhecimentos e competências em quatro Linhas Didáticas, que articulam os três eixos de conteúdos (Básicos, Específicos e Teórico-Práticos) sugeridos pelas diretrizes curriculares:

Linha Tecnológica

Cálculo
Física
Estatística
Resistência dos Materiais
Fabricação e Automação

Linha de Projeto integrada a Ergonomia

Projetos de Design
Ergonomia
ErgoDesign

Linha de História, Economia e Planejamento

História do Design
Ciência e Tecnologia
Propriedade
Economia
Administração
Planejamento Estratégico
Design Ecológico
Cidadania

Linha de Desenho, Raciocínio Espacial e Computação Gráfica

Desenho
Desenho Técnico
Computação Gráfica
Multimeios

Linhas de Pesquisa

A integração entre as linhas de pesquisa dos professores e os projetos dos estudantes, durante a graduação em Design, é importante e desejável para concentrar esforços acadêmicos e para o aprofundamento dos estudos na área. As linhas de pesquisa dos docentes do curso são cinco e tratam de:

Design Ecológico e Sustentabilidade

Ergonomia e Usabilidade de Interfaces

Educação em Design

Design, Materiais e Modelos

Design de Serviços e Inovação Social


Mercado de Trabalho

Os futuros designers serão direcionados para um mercado tecnológico industrial ligado, por exemplo, às promissoras atividades econômicas regionais do petróleo e da indústria naval. Esses dois setores da economia brasileira são bastante complexos e ramificados, oferecendo inúmeras sub-áreas para a atuação profissional.

Dessa forma, espera-se preparar novas gerações para assumir uma participação mais ativa e dinâmica na construção econômica da sociedade brasileira por intermédio do design, através da projetação de novos produtos e serviços que atendam a necessidades reais da sociedade brasileira. E, nesse processo, discutir e projetar inovações sociais, que possam contribuir para a formação de estruturas mais amplas e efetivas para a governança de sociedades complexas.


Coordenação

Coordenação do Curso de Graduação em Desenho Industrial (GDI):

Coordenadora: Prof.ª Luiza Helena Boueri Rebello

Vice-Coordenadora: Prof. Ricardo Pereira

Técnico-Administrativos: Adriana de Campos Rennó e Juliana Franco Ribeiro

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (21) 2629-5359

Localização: Campus da Praia Vermelha – Bloco D – Sala 201

Funcionamento: De segunda à sexta-feira, das 9h às 17h

Links to Best Bookmaker Bet365 it The UK