LACE – Laboratório de Computação da Engenharia

A+ A A-

O Laboratório de Computação da Engenharia (LACE) faz parte do Programa InfoLAB UFF, apoiado pela Pró-Reitoria de Graduação desta Universidade, através do Labograd – Programa de Apoio à Infraestrutura Laboratorial dos Cursos de Graduação da UFF, cujo objetivo é dar suporte aos alunos usuários dos laboratórios de graduação da Universidade.

Na Escola de Engenharia, tendo em vista o seu horário de funcionamento – 7 às 22 horas – o LACE possui horário de funcionamento de 8 às 21 horas, tendo como corpo técnico atuante no Laboratório, visando ao atendimento desses usuários: 4 servidores técnico-administrativos e 2 alunos de graduação. Esses alunos passam por treinamento e prova de seleção (aplicados pela coordenação do InfoLAB, sediada no Instituto de Matemática da UFF), para qualificá-los a atuarem nos laboratórios integrantes do Programa (são 23 em toda a UFF).

Os servidores técnico-administrativos atuantes no LACE devem possuir condições básicas na área de informática, para que possam também dar suporte aos usuários.

Atualmente, o LACE possui 30 computadores para utilização, e ainda uma sala destinada para cursos, ministrados por diversos setores da UFF. Além disso, há também uma impressora laser, para que os alunos possam imprimir algum material de urgência, sendo limitada a quantidade de folhas/aluno a 15 unidades por mês. O fornecimento de papel e a impressora não é um serviço padronizado pelo Labograd, e sim uma iniciativa da Escola de Engenharia.

Possui acesso a plataformas de pesquisa e bibliotecas virtuais da UFF, bem como ao portal de periódicos da CAPES, utilizando os sistemas operacionais: Linux e Windows. Além disso, o LACE também disponibiliza acesso remoto à internet via wireless.

O público-usuário pertence não só aos 10 cursos de graduação da Escola de Engenharia, como também a diversas outras unidades de ensino da UFF, tais como: Faculdade de Direito, Instituto de Física, Instituto de Matemática, Escola de Arquitetura e Urbanismo etc., totalizando uma média mensal de 3.000 usuários.

Em nome do incentivo à interação entre o público-alvo de nossa Escola – seus alunos de graduação e de pós-graduação -, em que pese o fato de o LACE estar voltado prioritariamente à Graduação, existe o apoio, por parte desta unidade de ensino, ao desenvolvimento de trabalhos conjuntos e à convivência entre esses dois segmentos de nossa comunidade acadêmica (atividades de: iniciação científica, monitoria, programas tutoriais etc.).

Em função do Programa de Restruturação das Universidades Públicas (REUNI), está em andamento, pela direção da Escola de Engenharia, de projeto para ampliação de área física do LACE, bem como de seus recursos materiais e humanos, para melhor atendimento à demanda crescente dos alunos-usuários desta laboratório.

Links to Best Bookmaker Bet365 it The UK